quinta-feira, 17 de novembro de 2011

OIRA - AVALIAÇÃO DE RISCOS ON-LINE


É indiscutível que uma avaliação de riscos eficaz é fundamental para assegurar locais de trabalho seguros e saudáveis. Contudo, a avaliação de riscos pode constituir um desafio, particularmente para pequenas empresas, que poderão não dispor dos recursos ou da capacidade em matéria de saúde e segurança no trabalho essenciais para uma avaliação de riscos adequada e suficiente.
Para facilitar este processo, a EU-OSHA desenvolveu uma aplicação Web, intitulada OiRA, que constitui uma ferramenta interativa de avaliação de riscos on-line, de fácil utilização e gratuita. Esta aplicação representa um instrumento de trabalho bastante útil para micro ou pequenas empresas, no processo de avaliação de riscos exaustivo por etapas, que englobe as diversas fases; identificação e avaliação dos riscos no local de trabalho, tomada de decisões referentes a medidas preventivas e aplicação dessas medidas, incluindo obviamente o acompanhamento permanente e a elaboração de relatórios.
O presente projeto foi apresentado no simpósio da EU-OSHA sobre “Prevenção nas pequenas e microempresas”, no passado mês de setembro em Istambul, representando este, um esforço multinacional e cooperativo no desenvolvimento e aperfeiçoamento de um processo de avaliação de riscos por etapas, que representará, sem dúvida, uma mais-valia para micro e pequenas empresas.
Para mais informações ou atualizações sobre o programa consulte a página Web.

Sem comentários:

Enviar um comentário