terça-feira, 1 de maio de 2012

Risco de Sarampo no EURO 2012

imageO sarampo é uma doença extremamente contagiosa causada por um vírus da família paramixovírus. A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, tornando-se assim uma doença de contágio facilitado.
O Sarampo representa uma das principais causas de morte entre crianças em todo o mundo, apesar de ser prevenível pela vacinação e estar há vários anos controlado em Portugal.
No decorrer dos últimos anos têm vindo a registar-se surtos de sarampo na maioria dos países europeus, registando-se mais de 34.000 casos, incluindo 9 mortes e 7.000 internamentos hospitalares em 2011. Este fenómeno deve-se à diminuição da cobertura vacinal contra o sarampo e consequente o aumento da suscetibilidade das populações. 

Atualmente na Ucrânia está a decorrer uma epidemia de sarampo, concentrado na região oeste, com mais de 5000 casos notificados em 2012, prevendo-se a sua intensificação e disseminação geográfica.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para um grave reaparecimento de sarampo que, sem um controlo rápido, pode causar anualmente meio milhão de mortes a partir de 2012 e anular 18 anos de esforços para erradicar a doença.

Desta forma, os eventos onde se encontram pessoas de vários países, aumentam o risco de exposição individual ao vírus do sarampo, além de outras doenças transmissíveis, algumas das quais preveníveis pela vacinação. 

Por todas estas razões, o Diretor Geral da Saúde Dr.º Francisco George, publicou um comunicado com recomendações para quem pretenda viajar com a finalidade de assistir ao Campeonato Europeu de Futebol (EURO 2012), na Ucrânia e Polónia. Neste comunicado é recomendada, que 4 a 6 semanas antes da viagem para assistir ao EURO 2012, uma consulta de saúde do viajante e:
  • Se tiver 18 anos de idade ou menos e vacinas do Programa Nacional de Vacinação (PNV) em atraso deve dirigir-se ao centro de saúde para atualizar (gratuitamente) o esquema vacinal;
  • Se tiver mais de 18 anos de idade, para além da eventual atualização do PNV, se não estiver vacinado contra o sarampo nem tiver tido a doença, deve vacinar-se com, pelo menos, 1 dose de vacina contra o sarampo (VASPR1), gratuitamente, no centro de saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário