quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Cinco Chaves para uma Alimentação mais Segura - Manual de Formação

 

O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge traduziu e adaptou o Manual de Formação da OMS «Cinco Chaves para uma Alimentação mais Segura» que tem como objectivo alertar para a correcta preparação dos alimentos e prevenir a maioria das doenças de origem alimentar.

As 5 chaves são:

                          1. Mantenha a limpeza
                          2. Separe alimentos crus de alimentos cozinhados
                          3. Cozinhe bem os alimentos
                          4. Mantenha os alimentos a temperaturas seguras
                          5. Use água e matérias-primas seguras

O Manual de formação disponibiliza indicações e sugestões para a adaptação do conteúdo programático a diferentes grupos alvo (ex: profissionais do sector da restauração, consumidores, crianças, etc.). clip_image001

Pode aceder ao manual.

Pela consulta que realizei parece-me que o presente manual está bastante completo, foca os pontos essenciais de uma forma simples, clara e apelativa. O mesmo acaba por representar uma óptima ferramenta de trabalho quer para os formadores dentro desta área, ou até mesmo para qualquer pessoa com interesse em alargar os seus conhecimentos no âmbito da higiene e segurança alimentar.  Outro aspecto interessante é a sua versatilidade, uma vez que o mesmo pode ser facilmente adaptado a crianças, jovens, operadores da indústria alimentar, manipuladores de alimentos em casa!

Sem comentários:

Enviar um comentário