terça-feira, 4 de outubro de 2011

Higiene Industrial e Segurança no trabalho

trab[1]Ao longo do tempo, com o surgimento de uma maior preocupação relativa às condições de trabalho, e da necessidade de uma organização de trabalho mais eficiente, começou a ser necessário definir-se a base dos direitos e obrigações de todos os envolvidos, empregados e empregadores, a propósito da segurança, higiene e saúde do trabalho. 
Todos estes passos foram dados, no sentido de estabelecer as causas dos danos à sua saúde, reconhecer os seus determinantes, estimar riscos, dar a conhecer os modos de prevenção e promover saúde.
Segundo a OIT, têm-se demonstrado que uma cultura de segurança consistente é benéfica tanto para os trabalhadores como para os empregadores. Existem actualmente diversas técnicas de prevenção que surgem no sentido de assegurar a segurança, higiene e saúde dos trabalhadores. Estas técnicas têm revelado a sua eficácia quer no sentido de evitar os acidentes de trabalho e as doenças profissionais bem como para melhorar o desempenho das empresas. Actualmente, as rigorosas normas de segurança existentes, são resultado evidente de políticas a longo prazo que estimularam a negociação colectiva entre os sindicatos e os empregadores, assim como legislação de segurança e saúde eficaz apoiada numa inspecção do trabalho dotada dos meios necessários.
 
capaceteNa acção do controlo dos ricos podemos identificar várias dimensões que importa destrinçar:
Em primeira mão, e porque tenho reparado que em algumas situações esta tem sido uma dúvida assídua, passo a distinguir segurança do trabalho de higiene industrial.

 
- Segurança do trabalho envolve o conjunto de metodologias destinadas à prevenção de acidentes de trabalho, tendo como principal domínio de intervenção o reconhecimento e o controlo dos riscos de operação (por exemplo, maquinas desprotegidas ou pisos molhados).

 
- Higiene industrial centra-se no desenvolvimento de metodologias destinadas à prevenção das doenças profissionais, tendo como principal objectivo a prevenção e controlo dos riscos do ambiente (por exemplo, as atmosferas perigosas, o ruído, o calor, etc...)
  • ·  Abordagem técnica, diz respeito à conformidade dos locais, instalações, máquinas, equipamentos, matérias-primas, produtos e contaminantes ambientais. (domínio de intervenção da segurança do trabalho, da higiene industrial e da ergonomia).
  • Abordagem do trabalho, ocupa-se da organização do trabalho, da actividade do trabalho, da representação dos riscos e dos saberes informais dos trabalhadores. (domínio de intervenção da psicossociologia do trabalho e da ergonomia abordagem médica)
  • A abordagem médica, centra-se na monitorização e vigilância da saúde dos trabalhadores em relação ao seu ambiente profissional e na pesquisa das patologias nos locais de trabalho. (Medicina do Trabalho)
Apesar de ter dividido as três abordagens anteriores, é certo que as mesmas se complementam e interagem entre si, sendo este um dos motivos que confere complexidade à actividade de prevenção de riscos profissionais.
Uma vez que falamos numa actividade interdisciplinar, esta complexidade, envolve obviamente a necessidade da existência de um sistema de comunicação funcional que abra caminho ao processo de mudança comportamental, quer ao nível das organizações quer dos indivíduos que as integram. Este sistema fará sem dúvida parte da cultura de segurança.

 
Fonte: MIGUEL, A. S. (2007), Manual de Higiene e Segurança no Trabalho, Porto Editora.

Sem comentários:

Enviar um comentário