quinta-feira, 2 de junho de 2011

Programa Rede Social: + Saúde!

A Rede Social consiste na articulação e reunião de esforços levados a cabo pelos diferentes actores locais como por exemplo; a autarquia, unidade de saúde pública, etc, que deverão desenvolver um trabalho em parceria, no sentido de estimular intervenções conducentes ao combate à pobreza e à exclusão social, favorecendo, em alternativa, condições de sustentabilidade ao nível da promoção do desenvolvimento social.
O programa Rede Social, permite que sejam elaborados em parceria diagnósticos sociais actualizados, relativamente às necessidades prioritárias a nível concelhio, e planeadas e adaptadas as respostas mais adequadas, através da mobilização das potencialidades e recursos locais. 

Dada a abrangência desta parceria, a mesma deve basear-se na igualdade entre os parceiros, na congruência dos objectivos e na concertação das acções desenvolvidas pelos diferentes agentes locais. 

Constituindo a Rede Social um programa de âmbito nacional que se centra na procura e desenvolvimento de condições para a resolução mais eficaz dos problemas sociais diagnosticados a nível local. A sua acção representa um contributo essencial na organização e articulação de interesses, causas, motivações, disponibilidades, projectos e acções desenvolvidas pelos vários actores locais. Por outro lado, a acção de mobilizar parcerias e convocá-las para um trabalho de reflexão conjunta e partilhada, faz ressaltar várias dificuldades e obstáculos associados obviamente aos diferentes posicionamentos assumidos pelos diferentes actores no terreno. Contudo, a luta pelo objectivo comum e as acções resultantes do trabalho conjunto superam largamente as dificuldades sentidas durante o seu planeamento. 

Serve este primeiro enquadramento para integrar a temática sobre a qual me debrucei durante esta semana. Dentro do programa Rede Social, o sector de desporto da câmara municipal em parceria com a unidade de saúde pública, o centro social e o instituto politécnico, promoveram um encontro destinado a todos os munícipes do concelho, que teve como objectivo, incentivar a população a adoptar atitudes e comportamentos mais saudáveis, respectivamente na prática de exercício físico, alimentação saudável, adquirir hábitos “amigos do ambiente” e cuidados práticos direccionados para a época que se aproxima, o Verão, mais propriamente: calor, alimentos, segurança, riscos de incêndios,  cuidados com a saúde, entre outros.

Neste sentido, foram desenvolvidas várias actividades físicas adaptadas ao público presente, foi desenvolvido o espaço “saúde pública” onde era possível realizar o Jogo de Saúde Ambiental, bem como ser aconselhado ao nível nutricional.



jogo de saúde ambiental

O jogo de saúde ambiental, teve como objectivo sensibilizar as pessoas envolvidas para questões relacionadas com Saúde Ambiental, nomeadamente: 

- Segurança Alimentar;
- Qualidade da água;
- Controlo de poluição;
- Prevenção de acidentes; 


O jogo, assemelhou-se a um jogo de tabuleiro comum, mas neste os jogadores representavam os próprios peões. O objectivo dos participantes era chegar primeiro à casa final. A cada casa correspondia um tema e por sua vez uma questão, que uma vez respondida correctamente, permitiria ao jogador avançar uma casa e assim sucessivamente até à casa final. Durante o jogo, os participantes passariam por dois desafios, a reciclagem (figura 4), no qual teriam que fazer corresponder os resíduos a cada ecoponto e o desafio da poluição (figura 5), no qual teriam de fazer corresponder, através de imagens, os factores correspondentes a cada tipo de poluição. O jogo foi construído de forma a abranger toda a população não existindo qualquer restrição de idade.


1- Caixas de cartão para fazer as casas
2- Pintámos as casas com cores coloridas















4- Construímos o desafio da reciclagem

3- Numerámos as casa











6- Jogo pronto para ser utilizado!
5- Construímos o desafio da poluição














Classifico este dia como um verdadeiro momento de saúde activa, onde foi oferecida à população a oportunidade de ponderar e discutir os seus hábitos, aumentar o seu conhecimento sobre si mesmo e sobre os seus comportamentos, o que a meu ver representa a base ou a âncora para a adopção cada vez mais consciente de comportamentos mais saudáveis. 

O programa rede social, revela-se extremamente importante pois a reunião de esforços com a finalidade de atingir os mesmos objectivos, tendo em conta as dificuldades actuais, assume-se como um motor de arranque no sentido de continuarmos a aproximar e interagir com as populações, e capacitá-las na defesa da saúde!

Depois de finalizar esta acção, percebi, através da interacção com os diferentes parceiros e com o contacto que tive com a população, que a saúde deve ser encarada como um conceito dinâmico, qualitativo e evolutivo que compreende diversas dimensões e envolve/integra o ser humano na sua esfera fisiológica, psíquica e social. Sendo por isso fundamental, em todas as acções de promoção da saúde, ir ao encontro das diferentes linguagens, afinar os objectivos em comum, fundir as expectativas das partes interessadas numa atitude de pensar, questionar, ouvir, partilhar, agir em parceria, capacitar, avaliar e repensar!

Sem comentários:

Enviar um comentário