sábado, 2 de abril de 2011

Saúde Pública

Os serviços de Saúde Pública são os serviços do Estado competentes para intervir atempadamente na defesa da saúde pública sendo por isso responsáveis por:

- Identificar necessidades de saúde;
- Monitorizar o estado de saúde da população e seus determinantes;
- Promover a investigação e a vigilância epidemiológica;
- Avaliar o impacte das várias intervenções em saúde;
- Gerir e participar na execução das actividades dos programas e projectos nas áreas de defesa, protecção e promoção da saúde da população.


Para que se tenha uma noção mais específica parece-me importante referir que os serviços de saúde pública surgiram da necessidade de organizar e estruturar serviços que respondessem às necessidades da comunidade, de forma a proteger e melhorar a saúde.
 
Na realidade, se reflectirmos um pouco sobre o próprio conceito de saúde pública, percebemos que o mesmo nos conduz ao simples pensamento de que a saúde é melhor que a doença e por isso todo o esforços devem ser levados a cabo por forma a suprimir a doença e conseguir um melhor estado de saúde dos indivíduos e das comunidades!
 
E é por todos estes motivos, que os técnicos de saúde ambiental integram estes serviços conjuntamente com uma série de outros profissionais, com os quais formam equipa, no sentido de intensificar as condições de promoção da saúde e de eliminar/diminuir as causas e efeitos da doença por meio de serviços organizados que actuam coordenadamente, de acordo com planos a longo e a curto prazo.


Organização e Actividades da Unidade de Saúde Pública
O esquema que se segue dá a conhecer a forma como está organizada a USP onde me encontro a estagiar e as actividades que esta promove.

 
Ainda que o presente esquema divida por categorias profissionais as diferentes actividades e diria até responsabilidades, gostaria também de sublinhar a dinâmica que se verifica no planeamento e execução das mesmas, pois todos os profissionais são envolvidos numa equipa multidisciplinar onde todos os seus contributos se revelam necessários e fundamentais.

 
Para os interessados, partilho um documento elaborado por Técnicos de Saúde Ambiental da ARS Norte, que dá a conhecer de forma simples e clara o Papel do Técnico de Saúde Ambiental na Unidade de Saúde Pública e no Agrupamento de Centros de Saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário