domingo, 5 de dezembro de 2010

1. Formação e Auditoria Mistério

De acordo com  a ISO 9001, a permanente evolução dos mercados à escala global, os contínuos desenvolvimentos tecnológicos e o crescente nível de exigência dos clientes, suportam a necessidade da implementação de sistemas de qualidade nas organizações. A sua finalidade consiste, ao fim ao cabo, no desenvolvimento de uma estratégia de gestão onde o objectivo principal será alcançar altos níveis de excelência, contribuindo, por sua vez, para satisfação dos clientes.

A auditoria mistério surge, neste âmbito, como uma ferramenta que permite diagnosticar inconformidades que representarão pontos de melhoria e correcção, num processo de melhoria contínua tendo como objectivo a satisfação das necessidades do clientes.
Considero que esta experiência foi deveras interessante, pois ainda que mesma não esteja directamente relacionada com segurança alimentar, consegue ajudar-me a aperfeiçoar de diagnosticar e reter informação num curto espaço de tempo. Durante este tipo de auditoria, temos que ser discretos, a concentração e atenção devem ser redobradas, isto porque não levamos connosco uma checklist para o local,  contudo, os pontos a avaliar devem estar bem claros e presentes na nossa cabeça. Neste percurso, somos obrigados a fazer uma organização mental das avaliações a efectuar e desenvolver a nossa capacidade de análise, pois no terreno temos que observar tudo o que nos rodeia naquele momento, sem distrações, mas com discrição.
Ao fim ao cabo, nas auditoria de HSA o cenário é  idêntico. As competências que um auditor deve desenvolver acabam por ser comuns às diferentes áreas.

Auditoria consiste num processo de avaliação
humano para determinar o grau de cumprimento de padrões
estabelecidos(critérios, normas) e que resulta num parecer.
Canadian Institute-CAN-CSA-Q 395- 1981


Da minha curta experiência deixo-vos, alguns pontos que reflecti acerca das competências que considero essenciais num auditor:
clip_image001

Sem comentários:

Enviar um comentário