domingo, 5 de dezembro de 2010

2. Sessão de apoio técnico a uma unidade hoteleira

Para que fique mais claro o modos operandi da SGS passarei a fazer uma breve descrição do processo.
OTHERS_61211_3A intervenção da SGS,  inicia-se com um diagnóstico inicial ao nível da segurança alimentar, ao qual se segue, uma acção de formação ministrada por um técnico de segurança alimentar, sobre o sistema HACCP, utilização da documentação e boas práticas, entre outras.  Numa fase posterior, o técnico visita a unidade com o objectivo de  acompanhar a implementação do sistema. Esta é uma visita de apoio técnico que pretende avaliar a implementação do processo, esclarecer dúvidas, corrigir procedimentos e sugerir acções de melhoria.
Durante o processo, a SGS  elabora para cada unidade, tarefas de manutenção do sistema que o gerente deverá efectuar e reportar a sua execução.
Uma vez implementado o sistema e sempre que as auditorias demonstrem que a unidade cumpre no mínimo 80% dos requisitos exigidos, não tendo sido detectados patogénicos nas análises efectuadas, é-lhe atribuído o selo de conformidade SGS.
Importa ainda referir que os clientes têm acesso a todas as informações através de uma ferramenta desenvolvida pela SGS intitulada Web HACCP. O Web HACCP é uma plataforma tecnológica acessível através da Internet, direcionado para  os sectores da hotelaria e restauração, através da qual cada responsável tem acesso on-line aos resultados de todas as acções de formação, auditorias, análises laboratoriais, visitas de acompanhamento, procedimentos efectuados pelos colaboradores de cada uma das unidades.
Disposta toda a informação sobre a actuação da SGS nestas unidades, passarei a detalhar o conteúdo da visita realizada durante esta semana:
Revisão do plano HACCP implementado na unidade hoteleira, respectivamente:
    • Verificação e análise do diagrama do fluxograma da cozinha
    • Esclarecimento acerca do plano de acção
    • Esclarecimento de dúvidas gerais
Devo agradecer ao técnico que acompanhei pela confiança que depositou em mim durante a intervenção e na elaboração do fluxograma da cozinha, registos de temperaturas e registos de limpeza, que poderão consultar através links anexados.
Em síntese gostaria agora de focar alguns pontos, a meu ver importantes, acerca dos benefícios desta relação entre a SGS e o cliente.
  • Penso que este tipo de sistema  permite a cada cliente avaliar a evolução de cada unidade permitindo-lhe fazer análises comparativas com as restantes, e partir daí aperfeiçoar os seus próprios métodos.
  • O facto de existir um acompanhamento, parece-me bastante pertinente e eficaz, pois as dúvidas, processos e procedimentos são desde início esclarecidos e implementados correctamente, fazendo com que cada um deles faça sentido, e seja adaptado à realidade de cada unidade.
  • Por último as tarefas solicitadas pela SGS ao cliente ajudam a criar rotinas de segurança, que fortalecem e tornam mais consistentes as suas acções.

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