quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Semana II


A segunda semana permitiu-me conhecer mais de perto o trabalho desenvolvido no escritório, a organização, as diferentes funções dos colegas, bem como a política da empresa. Foi me dado a conhecer o Manual de Acolhimento bem como o Código de Integridade e Conduta Profissional. Não poderia deixar de focar, um aspecto que achei especial interesse no manual de acolhimento, que se referia ao facto da empresa atribuir aos seus funcionários subsídio de casamento e de descendentes.
Claro que, enquanto futura técnica de saúde ambiental e trabalhadora também, este aspecto não me passou desapercebido. Uma vez que, face à conjuntura actual da nossa sociedade, jamais me passaria pela cabeça que este tipo de subsídios pudessem existir, para além do mais de acordo com o panorama que me foi dado a conhecer acerca das actuais condições de trabalho, penso que este tipo de iniciativa permite valorizar mais os trabalhadores. Para reforçar esta minha reflexão, tive conhecimento que a empresa promove actividades de Team Building, representando estas intervenções que tem por objectivo a optimização do trabalho em equipa e o desenvolvimento motivacional dos membros do grupo, ajudando-os a melhorar as suas competências interpessoais e a resolução de problemas.
Paralelamente a todo o cenário anteriormente descrito, gostaria agora de falar um pouco sobre a minha integração na SGS. Durante estas semanas tenho vindo a perceber que nem sempre é fácil acompanhar o ritmo alucinante em que decorrem os acontecimentos, conseguindo dar resposta a todos eles. O facto do trabalho se desenvolver por projectos, exige o máximo de cada trabalhador,  por isso e de forma a que a minha presença pudesse consistir um apoio e não um importúnio, percebi que rapidamente me teria que integrar, ou seja, não poderia esperar que me fizessem uma integração mas antes teria, eu própria de fazer pela minha integração.
Deste modo, percebi que é fundamental que os profissionais  sejam  cada vez mais pro-activos e flexíveis, não se restringindo única e exclusivamente à incumbência de tarefas, mas essencialmente  investirem no trabalho de forma a conseguir vender as suas capacidades e qualificações.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
A semana II foi passada a desenvolver vários trabalhos no escritório alguns dos quais intenciono partilhar com os leitores e seguidores deste blog. O intuito de os partilhar relaciona-se com o facto dos mesmos poderem constituir uma ferramentas de trabalho útil para quem trabalha ou tenha interesse na área de Segurança Alimentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário